O que é o
Método Pilates?


O método foi desenvolvido na década de 1920, baseado no conceito chamado de contrologia, e este conceito nada mais é do que o controle consciente de cada movimento executado pelo nosso corpo através de músculos, tendões, ligamentos e toda nossa estrutura.

É a forma correta como o corpo deve “agir” durante cada execução de um movimento, envolvendo a mente e o espirito. A contrologia permite o desenvolvimento uniforme do corpo permitindo a aquisição de uma boa forma física, livre de patologias. Portanto Pilates é um método baseado em exercícios de concentração, força e mobilidade, utilizando exercícios específicos.

Esta técnica apresenta uma grande quantidade de exercícios e suas variações, e o método pode ser executado por qualquer individuo, desde aquele individuo que busca algum tipo de atividade física quanto àqueles indivíduos que apresentam alguma patologia e buscam algum tipo de reabilitação, como por exemplo, dores crônicas, problemas neurológicos, problemas ortopédicos e qualquer distúrbio envolvendo a coluna vertebral e ate mesmo a senilidade.

O Método Pilates quando orientado por um profissional devidamente capacitado, torna-se praticamente nula a possibilidade de lesões musculares, pois o impacto é inexistente.

HISTÓRIA DO MÉTODO


‟Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O país inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes. ”

Nascido em 1883 na Alemanha em um vilarejo chamado Monchengladbach, Joseph Hubertus Pilates foi uma criança doente que sofria de asma, raquitismo, bronquite e febre reumática.

Desde cedo ele decidiu contrariar a sua forma debilitada, buscando nas atividades físicas uma solução para vencer seus problemas. Ele utilizou yoga, mergulho, boxe, natação, esqui e conhecimentos de Fisiologia, Anatomia e Medicina Oriental. Até os movimentos animais não fugiram das suas observações.

Aos 32 anos Joseph mudou-se para a Inglaterra, onde se tornou boxeador profissional, e anos mais tarde ficou recluso no campo de concentração de Lancaster. Foi neste campo de concentração que Joseph aplicou o método, um programa de condicionamento baseado em exercícios que eram realizados no solo.

Sua técnica foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe (influenza) que vitimou outras pessoas de outros campos.

Pilates tornou-se enfermeiro e trabalhou na recuperação de feridos da guerra utilizando as molas das camas para a melhoria da condição física destes pacientes.

Neste momento Joseph notou que a execução dos exercícios com resistência causava maior eficiência na recuperação destes indivíduos, onde a recuperação do tônus muscular acontecia de forma mais rápida.

Aos 46 anos de idade, na ida para os Estados Unidos da América, Joseph conheceu então sua esposa Clara no navio, uma enfermeira que trabalhou posteriormente com ele em seu estúdio em Nova York, localizado na 8ª avenida junto ao New York City Ballet.

O seu método começou a ser praticado por importantes bailarinos que apresentavam lesões, sendo recuperados por Joseph Pilates. Logo, a técnica ganhou adeptos e se espalhou por todo o mundo.

Sua primeira obra intitulada “Sua Saúde” foi publicada em 1934, cujo tema abordava saúde, qualidade de vida e a importância do exercício para a prevenção e reabilitação “cura” das patologias.

No ano de 1945 Joseph publicou sua segunda obra intitulada “O retorno à vida pela Contrologia” com coautoria de John Willian Miller explicando a denominação de Contrologia e o repertório de exercícios para aquisição de uma boa forma com baixo custo.

POR QUE FAZER PILATES?


• Melhora a capacidade vascular e cardiorrespiratória.
• Alivia problemas relacionados ao stress, diminuindo a tensão e a fadiga.
• Fortalece a musculatura abdominal.
• Melhora a força, a flexibilidade, a resistência e o controle motor.
• Propicia leveza e melhora da consciência corporal.
• Desacelera os processos degenerativos e de envelhecimento.
• Melhora o desempenho sexual e desportivo.
• Reeduca a postura e leva ao correto alinhamento e simetria corporal.

• Mantém a mente alerta e revitaliza o corpo.
• Exercita os músculos que sustentam a coluna, eliminando dores crônicas.
• Ajuda na reabilitação de lesões.
• Melhora as várias dimensões da saúde: física, mental e emocional.
• Contribui para o controle do peso corporal.
• Promove condição segura para a melhora no estilo de vida e da autoestima.

Agende agora mesmo sua aula experimental